Dr. Gabriel Ferraz - A Cirurgia Plástica é uma especialidade da Medicina que trata deformidades da forma e da função do corpo humano. Ela utiliza recursos que envolvem conhecimento profundo de anatomia, técnica cirúrgica minuciosa, senso estético apurado, vocação determinada, e criatividade artística do cirurgião.

Telefone (16) 3236-2234

Contorno Corporal

Lipoescultura

O procedimento conhecido como lipoescultura consiste em retirar gordura de algumas áreas onde esta se encontra em excesso e realizar enxertia em áreas onde existem depressões ou em locais em que se deseje um aumento de volume e não se deseje utilizar próteses ou outros tipos de produtos.

As áreas que com maior freqüência costumam ser submetidas à lipoenxertia são glúteos, face, mãos e lábios. Essa técnica é consagrada mundialmente com bons resultados, tem baixo custo, visto que todo o material utilizado na lipoenxertia é retirado da própria paciente e não apresenta riscos de rejeição.

Mais informações

Por que realizar a lipoescultura?

A gordura retirada na lipoaspiração pode ser utilizada com vários objetivos, como: aumentar volume dos glúteos; melhorar o contorno corporal; preencher sulcos em face rejuvenescendo o paciente; preenchendo os lábios aumento seu volume; preenchendo deformidades ou assimetrias em todo corpo; melhorando o aspecto envelhecido das mãos através do preenchimento de sulcos com gordura; entre outros usos.

Como são as cicatrizes e onde estão localizadas?

Depende das áreas que serão tratadas, mas em geral são pequenas, discretas e posicionadas em sulcos naturais do corpo ou áreas de fácil camuflagem.

Como é realizada a anestesia?

A anestesia pode ser local com sedação, bloqueio ou anestesia geral, dependendo da extensão do procedimento e indicação médica.

Quanto tempo dura a cirurgia?

Depende da extensão da cirurgia, podendo durar de 1 a 4 horas.

Toda gordura que é enxertada sobrevive?

Não, uma parte da gordura enxertada será reabsorvida. Em algumas áreas a taxa de absorção é em torno de 20%, enquanto que em áreas com grande mobilidade pode chegar a 60%. O resultado final da quantidade de gordura injetada que não foi reabsorvida é obtido em torno de 06 meses pós-operatório.

Quais os possíveis riscos e complicações da lipoescultura?

Os riscos são mínimos e as complicações raras. O mais comum são os inchaços e as manchas roxas (equimoses). Outras complicações pouco freqüentes são: hematomas, seromas (acúmulo de líquidos), assimetrias, irregularidades, alteração de sensibilidade, infecção, cicatrizes inestéticas ou patológicas, riscos anestésicos, complicações cardíacas e pulmonares, trombose venosa profunda, necessidade de retoques cirúrgicos.

Como é o pós operatório?

O paciente recebe alta no mesmo dia do procedimento na maioria das vezes; a dor é leve e facilmente controlada com medicações; em geral não se utilizam drenos; são realizados curativos pequenos nas áreas de incisões; é necessário uso de cinta elástica por 45dias; repouso de 1 semana.

Quando são retirados os pontos?

Em torno de 7 dias. Porém a maioria dos pontos é absorvível não havendo necessidade de retirá-los.

Quanto tempo para atingir o resultado definitivo?

O resultado é percebido a partir de 1 a 2 meses, mas o resultado definitivo deve aparecer com 6 meses.

Quais são os cuidados pré-operatórios?

  • Comunicar a equipe se, antes da operação, apresentar gripe ou indisposição;
  • Internar-se no hospital ou clínica indicada, em jejum de 8 hs, inclusive de água;
  • Evitar bebidas alcoólicas, drogas ou refeições muito fartas na véspera da cirurgia;
  • Programe suas atividades sociais, domésticas, profissionais ou escolares, de modo a não se tornar indispensável a terceiros, por um período de aproximadamente 15 dias.

Quais são os cuidados no pós operatório?

  • Evitar esforços nos 7 primeiros dias;
  • Realizar drenagem linfática conforme orientação médica;
  • Não se exponha ao sol por 6 meses;
  • Obedecer à prescrição médica;
  • Alimentação normal;
  • Provavelmente você estará se sentindo tão bem, mas esta euforia poderá levá-lo a um esforço inoportuno, o que determinará certos transtornos;
  • Retornar às consultas médicas conforme orientações;
  • Obedecer às orientações médicas.