Dr. Gabriel Ferraz - A Cirurgia Plástica é uma especialidade da Medicina que trata deformidades da forma e da função do corpo humano. Ela utiliza recursos que envolvem conhecimento profundo de anatomia, técnica cirúrgica minuciosa, senso estético apurado, vocação determinada, e criatividade artística do cirurgião.

Telefone (16) 3236-2234

Cirurgias para Ex-obesos

Abdominoplastia circunferencial

A abdominoplastia ou dermolipectomia é um procedimento cirúrgico em que se remove o excesso de gordura e de pele e, na maioria dos casos, restaura os músculos enfraquecidos ou separados, criando um perfil abdominal mais suave e tonificado.

A abdominoplastia circunferencial é uma técnica muito semelhante à abdominoplastia clássica, embora a incisão e as cicatrizes sejam maiores, uma vez que a intervenção cirúrgica se estenda até às costas, para dessa forma remover também o excesso de pele flácida e gordura existentes na parte inferior das costas.

Mais informações

Por que realizar a abdominoplastia circunferencial?

Em paciente com grande perda de peso e grande flacidez em abdome, flanco e costas, a abdominoplastia circunferencial tem sua indicação, já que a cirurgia visa tratar em uma única cirurgia todo este excesso de pele circunferencial. Assim como toda abdominoplastia, o objetivo da cirurgia não é o emagrecimento, mas sim a melhora do contorno corporal.

Quanto vou emagrecer com a abdominoplastia?

O objetivo da abdominoplastia é a melhora do contorno corporal e a redução da flacidez de pele local, no entanto, sendo uma cirurgia que retira determinada quantidade de pele e gordura, evidentemente haverá uma redução no peso corporal, que varia de acordo com o volume abdominal de cada paciente.

Como são as cicatrizes e onde estão localizadas?

A cicatriz resultante de uma abdominoplastia circunferencial localiza-se horizontalmente logo acima da implantação dos pelos pubianos e se extende por todo o dorso como se fosse um "cinto". Esta cicatriz é planejada para ficar disfarçada sob as roupas de banho.

Como é realizada a anestesia?

A anestesia é geral.

Quanto tempo dura a cirurgia?

Em torno de 4 a 5 horas.

Será feito um novo umbigo?

Talvez. Geralmente o seu próprio umbigo será transposto e remodelado, e assim, circundando o umbigo existirá uma cicatriz que sofrerá a mesma evolução da cicatriz inferior. Em alguns casos pode haver a necessidade de se fazer um novo umbigo através da utilização de retalhos de pele do próprio abdome.

Quais os possíveis riscos e complicações da abdominoplastia circunferencial?

Os riscos são mínimos e as complicações raras. O mais comum são os inchaços e as manchas roxas (equimoses). Outras complicações pouco freqüentes são: hematomas, seromas (acúmulo de líquidos), assimetrias, irregularidades, alteração de sensibilidade, infecção, cicatrizes inestéticas ou patológicas, riscos anestésicos, complicações cardíacas e pulmonares, trombose venosa profunda, necessidade de retoques cirúrgicos.

Como é o pós operatório?

O paciente fica internado em torno de 24 a 48 horas; a dor é leve a moderada, porém facilmente controlada com medicações; geralmente há necessidade de dreno por alguns dias; é realizado curativo simples; será necessário uso de malha elástica por 45 dias; repouso de 15 dias, porém deve fazer caminhadas leves dentro de casa desde a alta.

Quando são retirados os pontos?

A maior parte dos pontos é absorvível, não precisando ser retirados.

Quanto tempo para atingir o resultado definitivo?

O resultado já é percebido nos primeiros dias, com melhor percepção do mesmo com 1 a 2 meses. Mas o resultado definitivo deve aparecer com 6 meses.

Quando posso retornar às atividades físicas?

A liberação para exercícios é feita de forma progressiva. Caminhadas leves após 15 dias. Exercícios de musculação que não envolvem as pernas ou tórax após 30 dias; e os demais após 45dias.

Poderei ter filhos futuramente? O resultado não ficará prejudicado?

Não há contra-indicações formais à gestação após a abdominoplastia. No entanto, o resultado estético da cirurgia pode ser comprometido após a gestação sendo aconselhado que tenha todos os filhos programados antes de se submeter a uma abdominoplastia.

Quais são os cuidados pré-operatórios?

  • Comunicar a equipe se, antes da operação, apresentar gripe ou indisposição;
  • Internar-se no hospital ou clínica indicada, em jejum de 8 hs, inclusive de água;
  • Evitar bebidas alcoólicas, drogas ou refeições muito fartas na véspera da cirurgia;
  • Programe suas atividades sociais, domésticas, profissionais ou escolares, de modo a não se tornar indispensável a terceiros, por um período de aproximadamente 15 dias.

Quais são os cuidados no pós operatório?

  • Evitar esforços nos 15 primeiros dias;
  • Realizar drenagem linfática conforme orientação médica;
  • Não se exponha ao sol por 6 meses;
  • Obedecer à prescrição médica;
  • Alimentação normal;
  • Provavelmente você estará se sentindo tão bem, mas esta euforia poderá levá-lo a um esforço inoportuno, o que determinará certos transtornos;
  • Retornar às consultas médicas conforme orientações;
  • Obedecer às orientações médicas.