Dr. Gabriel Ferraz - A Cirurgia Plástica é uma especialidade da Medicina que trata deformidades da forma e da função do corpo humano. Ela utiliza recursos que envolvem conhecimento profundo de anatomia, técnica cirúrgica minuciosa, senso estético apurado, vocação determinada, e criatividade artística do cirurgião.

Telefone (16) 3236-2234

Cirurgias da Face

Plástica da Face

A plástica da face, ou lifting facial, ou ritidoplastia vem se tornando cada vez mais comum devido ao aumento de expectativa de vida das pessoas.

Atualmente muitas pessoas saudáveis e ativas optam por amenizar os sinais do tempo no rosto. O envelhecimento facial acomete, de forma variável em cada pessoa, todas as estruturas faciais.

Com o passar dos anos, nota-se a acentuação das rugas na testa e ao redor dos olhos, queda das sobrancelhas e bochechas, excesso de pele nas pálpebras, presença de bolsas palpebrais, acentuação de sulcos entre o nariz e a bochecha e ao redor dos olhos.

O contorno retificado da mandíbula encontrado nos rostos jovens é lentamente perdido. Excesso de pele e gordura no pescoço também podem aparecer.

Mais informações

Por que operar a face?

Se você estiver incomodado com sinais de envelhecimento em seu rosto, a cirurgia da face pode ser ideal para você. A cirurgia da face é um procedimento cirúrgico para melhorar sinais visíveis de envelhecimento no rosto e no pescoço tais como:
  • Flacidez no terço médio da face;
  • Vincos profundos abaixo das pálpebras inferiores;
  • Vincos profundos ao longo do nariz que se estende ao canto da boca;
  • Gordura que tenha baixado ou tenha sido deslocada;
  • Perda de tônus muscular na face inferior, podendo causar papada;
  • Pele frouxa e excesso de depósitos de gordura sob o queixo e a mandíbula.

Com que idade posso fazer esta cirurgia?

Não há uma idade específica. Quando você estiver incomodado(a) com os sinais de envelhecimento, procure um cirurgião plástico e ele te indicará o melhor tratamento. A cirurgia é mais comum a partir dos 50 anos.

Quantos anos é possível rejuvenescer com o lifting?

O objetivo da cirurgia é dar à face da paciente uma aparência natural, saudável e descansada e não com estigmas de cirurgia como uma pele completamente esticada.

Como são as cicatrizes e onde estão localizadas?

As cicatrizes em geral são de ótima qualidade, discretas e são colocadas em áreas onde possam ser camufladas. Geralmente se escondem no couro cabeludo, na parte superior da cabeça (têmporas). Passam pela parte da frente e atrás da orelha, podendo entrar novamente no couro cabeludo (nuca). A extensão destas cicatrizes vai depender das regiões que serão tratadas assim como o grau de flacidez desta pele.

Qual a diferença entre lifting e minilifting?

A face pode ser dividida em três terços. No terço superior temos a região da testa, sobrancelhas e olhos. No terço médio encontramos as bochechas ou maçãs do rosto e no terço inferior, a região da mandíbula e pescoço. Quando o paciente apresenta flacidez nos três terços da face o lifting completo está indicado. Quando dois terços ou somente um terço apresenta flacidez a indicação é de um minilifting. A diferença maior entre as duas cirurgias é a extensão das cicatrizes.

Como é realizada a cirurgia?

A pele é descolada dos músculos até limites previamente demarcados e são realizados pontos na musculatura suspendendo e tratando a flacidez muscular. A pele é novamente reposicionada e o excesso é retirado, fazendo leve tração superior. Algumas vezes é necessária uma cicatriz abaixo do queixo para correção da musculatura do pescoço, nos casos de grande flacidez. Em casos de acúmulo de gordura na região da papada, podemos realizar também a lipoaspiração nesta região.

Como é realizada a anestesia?

A anestesia pode ser local com sedação, ou anestesia geral.

Quanto tempo dura a cirurgia?

Em torno de 3 a 5 horas.

Quais os possíveis riscos e complicações da plástica de face?

Os riscos são mínimos e as complicações raras. O mais comum são os inchaços e as manchas roxas (equimoses). Outras complicações pouco freqüentes são: hematomas, seromas (acúmulo de líquidos), infecções, cicatrizes inestéticas ou de qualidade ruim, assimetrias, alteração de sensibilidade, necrose da pele, perda do resultado, riscos anestésicos, complicações cardíacas e pulmonares, trombose venosa profunda, necessidade de retoques cirúrgicos.

Quando são retirados os pontos cirúrgicos?

Os pontos são retirados em torno de 10 a 14 dias da cirurgia.

Como é o pós operatório?

A paciente fica internada em torno de 24h; pode ser necessário uso de dreno em face que é retirado antes da alta; a dor é mínima e facilmente controlada com medicações; há necessidade de repouso de alguns dias.

Quanto tempo para atingir o resultado definitivo?

O resultado já é percebido nos primeiros dias, mas o resultado definitivo deve aparecer com 6 meses.

Quais são os cuidados pré-operatórios?

  • Comparecer ao local da cirurgia no horário previsto;
  • Comunicar qualquer anormalidade que possa lhe ocorrer até o dia da cirurgia;
  • Prender os cabelos em caso de cabelos longos;
  • Jejum de 8 horas (inclusive de água);
  • Compareça com acompanhante no dia da cirurgia.

Quais são os cuidados no pós-operatório?

  • As vezes é deixado um dreno na face por 24 a 48horas;
  • Utilização de faixa protetora em cabeça alguns dias;
  • Alimentação livre;
  • Evitar sol principalmente enquanto estiver com manchas roxas, pois, pode manchar a pele;
  • Obedecer à prescrição médica;
  • Volte ao consultório para revisão nos dias estipulados;
  • Repouso de uma semana.