Dr. Gabriel Ferraz - A Cirurgia Plástica é uma especialidade da Medicina que trata deformidades da forma e da função do corpo humano. Ela utiliza recursos que envolvem conhecimento profundo de anatomia, técnica cirúrgica minuciosa, senso estético apurado, vocação determinada, e criatividade artística do cirurgião.

Telefone (16) 3236-2234

Cirurgias da Face

Plástica de Pescoço

A plástica do pescoço ou lifting cervical é a cirurgia de correção das imperfeições do pescoço decorrentes da flacidez de pele, queda do músculo (platisma) e das estruturas ou anexos internos, como glândulas. Tem como objetivo reduzir ou atenuar os efeitos do envelhecimento sobre essa área.

Mais informações

Por que operar o pescoço?

O lifting cervical é indicado para pacientes que apresentam uma ou mais das alterações que se seguem: flacidez e excesso de pele, volume moderado ou aumentado de tecido gorduroso, queda da musculatura, pregas verticais visíveis (bandas platismais) e rugas cervicais transversas de grau leve a moderado.

Com que idade posso fazer esta cirurgia?

Não há uma idade específica. Geralmente, são pacientes na faixa de 30 a 50 anos de idade com história de ganho e/ou perda de peso pronunciado, que manifestam uma perda do contorno mandibular e consequente desequilíbrio na harmonia facial.

Como são as cicatrizes e onde ficam localizadas?

As incisões podem se localizar no pé do cabelo próximo à orelha, à frente e contornando a região posterior da orelha, com uma pequena curva descendente dentro do cabelo, na margem de implantação capilar e cerca de 1 centímetro atrás da margem inferior do queixo.

Como é feita a cirurgia?

O conceito atual de lifting cervical estabelece uma combinação de diferentes vetores ou linhas de tração em sentidos distintos. Desta forma, os planos da pele, músculos e tecido adiposo (gorduroso) são reposicionados de formar a melhorar o contorno facial e cervical como um todo.

Como é realizada a anestesia?

A anestesia pode ser local com sedação, ou anestesia geral.

Quanto tempo dura a cirurgia?

Em torno de 3 a 4 horas.

Quais os possíveis riscos e complicações da plástica de pescoço?

Os riscos são mínimos e as complicações raras. O mais comum são os inchaços e as manchas roxas (equimoses). Outras complicações pouco freqüentes são: hematomas, seromas (acúmulo de líquidos), infecções, cicatrizes inestéticas ou de qualidade ruim, assimetrias, alteração de sensibilidade, necrose da pele, perda do resultado, riscos anestésicos, complicações cardíacas e pulmonares, trombose venosa profunda, necessidade de retoques cirúrgicos.

Como é o pós operatório?

A paciente fica internada em torno de 12 a 24h; pode ser necessário uso de dreno em face que é retirado antes da alta; a dor é mínima e facilmente controlada com medicações; há necessidade de repouso de alguns dias.

Quanto tempo para atingir o resultado definitivo?

O resultado já é percebido nos primeiros dias, mas o resultado definitivo deve aparecer com 6 meses.

Quais são os cuidados pré-operatórios?

  • Comparecer ao local da cirurgia no horário previsto;
  • Comunicar qualquer anormalidade que possa lhe ocorrer até o dia da cirurgia;
  • Prender os cabelos em caso de cabelos longos;
  • Jejum de 8 horas (inclusive de água);
  • Compareça com acompanhante no dia da cirurgia.

Quais são os cuidados no pós-operatório?

  • As vezes é deixado um dreno na face por 24 a 48 horas;
  • Utilização de faixa protetora em cabeça alguns dias;
  • Alimentação livre;
  • Evitar sol principalmente enquanto estiver com manchas roxas, pois, pode manchar a pele;
  • Obedecer à prescrição médica;
  • Volte ao consultório para revisão nos dias estipulados;
  • Repouso de uma semana.