Dr. Gabriel Ferraz - A Cirurgia Plástica é uma especialidade da Medicina que trata deformidades da forma e da função do corpo humano. Ela utiliza recursos que envolvem conhecimento profundo de anatomia, técnica cirúrgica minuciosa, senso estético apurado, vocação determinada, e criatividade artística do cirurgião.

Telefone (16) 3236-2234

Cirurgia para homens

Implante capilar

O procedimento de implantar cabelo consiste na remoção de fios de uma região menos propensa à calvície, chamada área doadora, que são implantados na parte calva, chamada área receptora.

Mais informações

Por que realizar o implante capilar?

A queda de cabelo é causada, principalmente, pela combinação de envelhecimento, alteração hormonal e histórico familiar de calvície. Como regra geral, quanto mais cedo se inicia a queda capilar, mais severa a calvície se tornará. A queda de cabelo também pode ser causada por queimaduras ou trauma, caso em que a cirurgia de transplante capilar é considerada um tratamento reconstrutor.

Como é a cirurgia de implante capilar?

A cirurgia de implante capilar tem como princípio redistribuir os fios de cabelo de áreas mais concentradas (região da nuca principalmente) para as áreas calvas. A cirurgia demarca uma área doadora e uma área receptora. A área doadora cederá folículos capilares à área receptora, ou área calva. Uma vez que os folículos tenham sido transplantados, os cabelos crescerão normalmente e poderão ser penteados à vontade, sem a necessidade de nenhum cuidado especial.
Os cabelos transplantados da área doadora têm resistência genética a queda e não irão cair após a cirurgia parando assim a progressão da calvície. O numero de fios transplantados varia de caso a caso dependendo da área doadora e da área calva. Podem ser necessárias mais de uma sessão. Ao contrario das técnicas antigas que davam aparência artificial ao paciente o objetivo maior desta cirurgia é dar ao paciente uma aparência natural.

Como são as cicatrizes e onde estão localizadas?

Na área atrás da cabeça (próxima a nuca) onde é retirada uma faixa de couro cabeludo (área doadora de folículos capilares), existirá uma cicatriz grande que fica camuflada entre os fios de cabelo e, portanto, pouco perceptível. Nas áreas de implante dos folículos capilares (áreas receptoras) não ficam cicatrizes.

Como é realizada a anestesia?

A anestesia pode ser local com sedação, ou anestesia geral.

Quanto tempo dura a cirurgia?

Depende da quantidade de área calva. Em geral dura de 3 a 5 horas.

Quais os possíveis riscos e complicações do implante capilar?

Os riscos são mínimos e as complicações raras. Pode ocorrer: cicatrização alargada ou patológica, hiperemia, infecção, foliculite, riscos anestésicos, complicações cardíacas e pulmonares, trombose venosa profunda, necessidade de retoques cirúrgicos.

Como é o pós operatório?

O paciente recebe alta no mesmo dia; todo cabelo implantado cai e volta a crescer em torno de 3 meses; o cabelo implantado não volta a cair pois foi retirado de uma região geneticamente diferente da área calva; a dor é leve e facilmente controlada com medicações; repouso por 1 semana.

Quando são retirados os pontos?

Em torno de 2 semanas.

Quanto tempo para atingir o resultado definitivo?

Os cabelos definitivos nascem em 3 meses e crescem 1 cm por mês. Após 8 meses, temos o resultado final.

Quais são os cuidados pré-operatórios?

  • Comunicar a equipe se, antes da operação, apresentar gripe ou indisposição;
  • Internar-se no hospital ou clínica indicada, em jejum de 8 hs, inclusive de água;
  • Evitar bebidas alcoólicas, drogas ou refeições muito fartas na véspera da cirurgia;
  • Programe suas atividades sociais, domésticas, profissionais ou escolares, de modo a não se tornar indispensável a terceiros, por um período de aproximadamente 15 dias.

Quais são os cuidados no pós operatório?

  • Evitar esforços 7 primeiros dias;
  • Não se exponha ao sol por 6 meses;
  • Obedecer à prescrição médica;
  • Alimentação normal;
  • Provavelmente você estará se sentindo tão bem, mas esta euforia poderá levá-la a um esforço inoportuno, o que determinará certos transtornos.