Dr. Gabriel Ferraz - A Cirurgia Plástica é uma especialidade da Medicina que trata deformidades da forma e da função do corpo humano. Ela utiliza recursos que envolvem conhecimento profundo de anatomia, técnica cirúrgica minuciosa, senso estético apurado, vocação determinada, e criatividade artística do cirurgião.

Telefone (16) 3236-2234

Cirurgias da Mama

Levantamento das mamas

O levantamento das mamas, ou mastopexia, ou lifting das mamas, é a cirurgia para tratamento da flacidez das mamas, onde se retira o excesso de pele que causa queda e perda da forma das mamas. Pode ser realizada sem prótese de silicone, neste caso mudando muito pouco o volume dos seios, ou com silicone, que pode dar um aspecto mais firme e garantindo maior volume a mama.

Mais informações

Por que realizar o levantamento das mamas?

Os seios da mulher muitas vezes mudam com o tempo, perdendo sua forma jovem e firmeza. Estas alterações e perda da elasticidade da pele podem ocorrer devido a:
  • Gravidez;
  • Amamentação;
  • Oscilações de peso;
  • Envelhecimento;
  • Gravidade;
  • Hereditariedade
Às vezes, a aréola torna-se alargada ao longo do tempo, e a mastopexia poderá reduzi-la. O procedimento pode ter um caráter rejuvenescedor, já que o perfil conseguido no pós-operatório é o de uma mama jovem e firme.

Com que idade posso fazer esta cirurgia?

A cirurgia está indicada para pacientes com mais de 18anos, idade na qual a paciente já atingiu maturidade hormonal, corporal e emocional.

Como são as cicatrizes e onde estão localizadas?

As cicatrizes variam conforme a flacidez existente, a queda na mama e a quantidade de parênquima para montagem, sendo as mais utilizadas cicatrizes vertical, vertical com pequena horizontal, T invertido e em L. O tamanho da cicatriz está na dependência da quantidade de pele a ser retirada. As cicatrizes tornam-se menos visíveis ao longo do tempo.
Algumas pacientes possuem uma tendência a desenvolver a cicatriz hipertrófica ou o quelóide. Isso ocorre devido a uma predisposição genética. Porém alguns cuidados por parte do cirurgião plástico e da paciente podem reduzir a chance de aparecimento dessas cicatrizes. Assim, uma boa avaliação na consulta inicial poderá identificar aquelas pacientes com maior chance de apresentar tais cicatrizes.

Como é realizada a anestesia?

A anestesia pode ser local com sedação, bloqueios ou anestesia geral.

Quanto tempo dura a cirurgia?

Em torno de 3 a 4 horas.

Quais os possíveis riscos e complicações da mastopexia?

Os riscos são mínimos e as complicações raras. O mais comum são os inchaços e as manchas roxas (equimoses). Outras complicações pouco freqüentes são: hematomas, seromas (acúmulo de líquidos), assimetrias, irregularidades, alteração de sensibilidade, rejeição da prótese, infecção, contratura capsular, necessidade de retirar prótese, riscos anestésicos, complicações cardíacas e pulmonares, trombose venosa profunda, necessidade de retoques cirúrgicos.

Como é o pós operatório?

A paciente fica internada de 12 a 24 horas; a dor é leve sendo facilmente controlada com medicações; é realizado curativo simples; pode haver necessidade de uso de dreno nas mamas por 24 a 48horas; a paciente deve permanecer em repouso por 15 dias, mantendo repouso mais importante dos braços; há necessidade de uso de sutiã cirúrgico por 45 dias.

Quando são retirados os pontos?

Como a maioria dos pontos é absorvível, não há necessidade de retirada.

Quando posso retornar às atividades físicas?

A liberação para exercícios é feita de forma progressiva. Caminhadas leves após 15 dias; Exercícios de musculação que não envolvem os braços ou tórax após 20 dias; e os que envolvem os braços e o tórax após 45 dias.

No caso de gravidez, o resultado permanecerá ou ficará prejudicado? Poderei amamentar?

O resultado poderá ser preservado, desde que o aumento de peso seja adequadamente controlado. Algumas pacientes poderão apresentar diminuição da sustentação da pele mamária e com isso apresentar nova flacidez e queda da mama.
Nos casos de mamas muito grandes, que foram reduzidas acentuadamente, a lactação poderá ficar prejudicada. Em casos de pequenas e médias reduções a lactação poderá ser preservada. Estudos referem até cerca de 18% de problemas de amamentação em pacientes que nunca operaram suas mamas. Assim esta dificuldade no aleitamento poderá não estar associada à cirurgia.

Como ficarão minhas novas mamas, em relação ao tamanho e consistência?

Dentro das possibilidades que a mama original nos permite, pode-se planejar o volume das novas mamas para que haja harmonia ente elas e tórax. Por meio da cirurgia, as mamas têm a ptose corrigida, além de sua forma, volume e consistência melhorados, conforme as limitações de cada caso.

Quanto tempo para atingir o resultado definitivo?

O resultado já é percebido nos primeiros dias, com melhor percepção do mesmo com 1 a 2 meses. Mas o resultado definitivo deve aparecer com 6 meses.

Quais são os cuidados pré-operatórios?

  • Comunicar a equipe se, antes da operação, apresentar gripe ou indisposição;
  • Internar-se no hospital ou clínica indicada, em jejum de 8 hs, inclusive de água;
  • Evitar bebidas alcoólicas, drogas ou refeições muito fartas na véspera da cirurgia;
  • Programe suas atividades sociais, domésticas, profissionais ou escolares, de modo a não se tornar indispensável a terceiros, por um período de aproximadamente 15 dias.

Quais são os cuidados no pós operatório?

  • Evitar esforços nos 15 primeiros dias;
  • Não movimentar os braços em excesso;
  • Não se exponha ao sol por 6 meses;
  • Obedecer à prescrição médica;
  • Alimentação normal;
  • Provavelmente você estará se sentindo tão bem, mas esta euforia poderá levá-la a um esforço inoportuno, o que determinará certos transtornos.