Dr. Gabriel Ferraz - A Cirurgia Plástica é uma especialidade da Medicina que trata deformidades da forma e da função do corpo humano. Ela utiliza recursos que envolvem conhecimento profundo de anatomia, técnica cirúrgica minuciosa, senso estético apurado, vocação determinada, e criatividade artística do cirurgião.

Telefone (16) 3236-2234

Cirurgia para homens

Correção da Ginecomastia

A ginecomastia corresponde ao aumento excessivo das mamas masculinas, seja devido aumento da glândula mamária, ou aumento de gordura, ou ambas. Nestes casos pode estar indicado a cirurgia plástica de correção da ginecomastia através da retirada da glândula ou da lipoaspiração.

Mais informações

Por que realizar a correção da ginecomastia?

A ginecomastia é uma condição comum em homens de qualquer idade, podendo ser resultado de alterações hormonais, condições de hereditariedade, doença ou utilização de certas medicações. A ginecomastia pode causar desconforto emocional e prejudicar a autoconfiança. Alguns homens passam a evitar determinadas atividades físicas e intimidade simplesmente para esconder sua condição.

Como são as cicatrizes e onde estão localizadas?

Na maioria dos pacientes a cicatriz é colocada na região inferior da aréola. Em casos selecionados onde o paciente apresenta ptose (queda) acentuada, excesso de pele ou grande volume outros tipos de cicatrizes podem ser realizadas como vertical, periareolar, e em “T invertido”.

Como é realizada a anestesia?

A anestesia pode ser local com sedação ou anestesia geral.

Como é a cirurgia?

A ginecomastia pode ser glandular (paciente apresenta somente excesso de glândula mamária), gordurosa (apenas excesso de gordura) ou mista (além de gordura há também tecido glandular excedente). Na cirurgia retiramos o excesso de glândula e gordura, algumas vezes utilizando a lipoaspiração como complemento, na intenção de nivelar a área das mamas no nível do tórax.

Quanto tempo dura a cirurgia?

Em torno de 2 horas.

Quais os possíveis riscos e complicações da correção da ginecomastia?

Os riscos são mínimos e as complicações raras. O mais comum são os inchaços e as manchas roxas (equimoses). Outras complicações pouco freqüentes são: hematomas, seromas (acúmulo de líquidos), assimetrias, irregularidades, alteração de sensibilidade, infecção, riscos anestésicos, complicações cardíacas e pulmonares, trombose venosa profunda, necessidade de retoques cirúrgicos.

Como é o pós operatório?

O paciente recebe alta no mesmo dia; a dor é leve a moderada, mas facilmente controlada com medicações; pode haver necessidade do uso de dreno que é retirado alguns dias após a cirurgia; é necessário uso de malha elástica; repouso de 1 a 2 semanas.

Quando são retirados os pontos?

Os pontos são absorvíveis, portanto não é necessário retirá-los.

Quanto tempo para atingir o resultado definitivo?

O resultado já é percebido nos primeiros dias, com melhor percepção do mesmo com 1 a 2 meses. Mas o resultado definitivo deve aparecer com 6 meses.

Quais são os cuidados pré-operatórios?

  • Comunicar a equipe se, antes da operação, apresentar gripe ou indisposição;
  • Internar-se no hospital ou clínica indicada, em jejum de 8 hs, inclusive de água;
  • Evitar bebidas alcoólicas, drogas ou refeições muito fartas na véspera da cirurgia;
  • Programe suas atividades sociais, domésticas, profissionais ou escolares, de modo a não se tornar indispensável a terceiros, por um período de aproximadamente 15 dias.

Quais são os cuidados no pós operatório?

  • Evitar esforços nos 15 primeiros dias;
  • Não movimentar os braços em excesso;
  • Não se exponha ao sol por 6 meses;
  • Obedecer à prescrição médica;
  • Alimentação normal;
  • Provavelmente você estará se sentindo tão bem, mas esta euforia poderá levá-la a um esforço inoportuno, o que determinará certos transtornos.