Dr. Gabriel Ferraz - A Cirurgia Plástica é uma especialidade da Medicina que trata deformidades da forma e da função do corpo humano. Ela utiliza recursos que envolvem conhecimento profundo de anatomia, técnica cirúrgica minuciosa, senso estético apurado, vocação determinada, e criatividade artística do cirurgião.

Telefone (16) 3236-2234

Cirurgias da Mama

Prótese de Silicone

Também conhecida como mamoplastia de aumento, a cirurgia de aumento de mama utiliza implantes para dar volume aos seios ou restaurar o volume mamário perdido após perda de peso ou gravidez. Além disso o implante mamário melhora o contorno da mama e garante um aspecto mais harmônico, feminino e bonito para as mamas.

Mais informações

Por que aumentar a mama com prótese de silicone?

A mamoplastia de aumento é um procedimento individualizado e você deve fazê-lo para si mesma, não para satisfazer a vontade de alguém ou para se adaptar a qualquer tipo de imagem ideal.

O aumento de mama pode ser uma boa opção para você se:

  • Você estiver fisicamente saudável;
  • Você tiver expectativas realistas;
  • Seus seios estiverem totalmente desenvolvidos;
  • Você estiver incomodada com a sensação de que seus seios são muito pequenos;
  • Você estiver insatisfeita com seus seios devido à perda de forma e de volume após a gravidez, à perda de peso ou ao envelhecimento;
  • Seus seios diferirem em tamanho ou forma;
  • Uma ou ambas as mamas não se desenvolveram normalmente.

Com que idade posso fazer esta cirurgia?

A cirurgia está indicada para pacientes com mais de 18anos, idade na qual a paciente já atingiu maturidade hormonal, corporal e emocional.

Como é feita a cirurgia de mamoplastia de aumento (prótese de silicone)?

A cirurgia é feita em ambiente hospitalar, o paciente é submetido à anestesia, é realizado uma incisão na pele, confeccionada uma loja onde são colocados os implantes de silicone, após a colocação dos implantes a loja é fechada com suturas e aplicado curativo oclusivo.

Como são as cicatrizes e onde estão localizadas?

As incisões mais utilizadas para colocação da prótese de silicone podem ser feitas no sulco submamário (mais utilizada), na região periareolar e em região axilar. Cada tipo de incisão será discutido com a paciente, sendo realizada a incisão mais adequada para seu caso.
As cicatrizes variam de tamanho entre 3 e 5 cm a depender da paciente e do tipo de prótese a ser colocada. O resultado final da cicatriz na maioria dos casos é bem favorável, excetuando-se em pacientes com tendência a quelóides e cicatrizes hipertróficas.

Onde ficam localizadas as próteses?

Após a incisão é confeccionada uma loja (espaço) onde são colocadas as próteses. As próteses podem ficar atrás da glândula mamária (retroglandular), mais utilizada, ou atrás do músculo peitoral maior (retromuscular), sendo que o plano adequado varia de paciente para paciente.

Como é realizada a anestesia?

A anestesia pode ser local com sedação, bloqueios ou anestesia geral.

Quanto tempo dura a cirurgia?

Em torno de 1 a 2 horas.

Quais são os tipos de próteses existentes no mercado?

Atualmente no mercado existem os implantes lisos, de poliuretano e texturizados. Cada tipo é indicado para um paciente específico. Com relação à forma os implantes podem ser redondos, anatômicos e cônicos.

Como decidir o volume e tipo de prótese indicados em meu caso?

O volume e o tipo de prótese será decidido conforme desejo da paciente e indicação do cirurgião, a partir da avaliação de alguns parâmetros: largura e comprimento do tórax, espessura da pele e do tecido subcutâneo e volume inicial da mama.

Quais os possíveis riscos e complicações da mamoplastia de aumento?

Os riscos são mínimos e as complicações raras. O mais comum são os inchaços e as manchas roxas (equimoses). Outras complicações pouco freqüentes são: hematomas, seromas (acúmulo de líquidos), assimetrias, irregularidades, alteração de sensibilidade, rejeição da prótese, infecção, contratura capsular, necessidade de retirar prótese, riscos anestésicos, complicações cardíacas e pulmonares, trombose venosa profunda, necessidade de retoques cirúrgicos.

A colocação de prótese irá interferir na amamentação?

Não, a cirurgia não irá alterar a arquitetura da glândula mamária, não interferindo na amamentação. A prótese é colocada abaixo da glândula mamária ou do músculo peitoral.

Depois de quanto tempo devo trocar minha prótese?

Atualmente não existe consenso quanto à necessidade de troca ou a durabilidade dos implantes atuais. A recomendação existente é que a paciente realize acompanhamento pós-operatório de rotina e em casos de ruptura, contratura capsular e alteração na forma essas próteses sejam trocadas.

O que é a contratura capsular?

É uma retração exacerbada da cápsula fibrosa (que normalmente se forma em torno da prótese), que determina certo grau de endurecimento à região, quando palpada. Em alguns pacientes, essa reação pode ser muito intensa o que determinará dor e necessidade de um novo procedimento com troca de próteses. A retração da cápsula não reflete imperícia do cirurgião, mas sim, um comportamento anômalo do organismo das pacientes que a apresenta.

Como é o pós operatório?

A paciente recebe alta no mesmo dia da cirurgia; a dor é leve a moderada sendo facilmente controlada com medicações; é realizado curativo simples; paciente deve permanecer em repouso por 15 dias, mantendo repouso mais importante dos braços; há necessidade de uso de sutiã cirúrgico por 45 dias.

Quando são retirados os pontos?

Como a maioria dos pontos é absorvível não há necessidade de retirada.

Quando posso retornar às atividades físicas?

A liberação para exercícios é feita de forma progressiva. Caminhadas leves após 15 dias; Exercícios de musculação que não envolvem os braços ou tórax após 20 dias; e os que envolvem os braços e o tórax após 45 dias.

Quais são os cuidados pré-operatórios?

  • Comunicar a equipe se, antes da operação, apresentar gripe ou indisposição;
  • Internar-se no hospital ou clínica indicada, em jejum de 8 hs, inclusive de água;
  • Evitar bebidas alcoólicas, drogas ou refeições muito fartas na véspera da cirurgia;
  • Programe suas atividades sociais, domésticas, profissionais ou escolares, de modo a não se tornar indispensável a terceiros, por um período de aproximadamente 15 dias.

Quais são os cuidados no pós operatório?

  • Evitar esforços nos 15 primeiros dias;
  • Não movimentar os braços em excesso;
  • Não se exponha ao sol por 6 meses;
  • Obedecer à prescrição médica;
  • Alimentação normal;
  • Provavelmente você estará se sentindo tão bem, mas esta euforia poderá levá-la a um esforço inoportuno, o que determinará certos transtornos.